FAQ
1.
O que significa OBSERVE?
OBservatório da SustEntabilidade da Região do AlgarVE para o turismo
2.
Qual o principal objetivo do OBSERVE?
O principal objetivo é fornecer indicadores de desempenho ambiental, económico, sociocultural e institucional, realizando a monitorização e avaliação da sustentabilidade da região do Algarve, e apoiar a tomada de decisão numa procura da melhoria da qualidade ambiental, equidade social, eficácia económica e aumento da consciência pública e participação dos cidadãos.
3.
O OBSERVE produz informação?
Não. O OBSERVE recolhe, organiza, sistematiza e divulga informação sobre diversas áreas temáticas, presentes nos pilares: Ambiente, Sociocultural, Económico e Institucional. Os dados fornecidos são provenientes de fontes oficiais (primárias), com competências de produção de informação, mas também de fontes secundárias.
4.
A informação disponibilizada é gratuita?
Sim. O utilizador da plataforma pode efetuar o download gratuito da informação disponibilizada, sem qualquer custo associado. Esta informação encontra-se acessível nas respetivas fontes primárias e/ou de recolha.
5.
Qual a origem da informação?
A origem da informação é basicamente de dois tipos: dados recolhidos de forma automatizada, através de aplicação própria (API), de fontes oficiais (primárias) como é o caso do Instituto Nacional de Estatística (INE) e indicadores construídos na forma de folha de cálculo cuja origem dos dados é diversa.
6.
Que informação complementar é disponibilizada para cada indicador?
Abaixo da apresentação do indicador (gráfico, mapa ou tabela de dados), encontra-se disponibilizada a ficha do indicador, onde se apresenta uma breve descrição, a unidade, a periodicidade, o método de cálculo, a tipologia e um campo de observações. Logo de seguida é possível aceder aos metadados, onde se discriminam as fontes primárias e de recolha e o período de dados bem como a visualização dos dados na forma de tabela ou o descarregar esses mesmos dados para uma folha de cálculo.
7.
Quais as formas de representação dos indicadores?
Os indicadores são representados de duas formas principais: gráficos (barras, linhas, circulares), mapas ou tabelas. As opções de representação estão condicionadas consoante o tipo de indicador e os filtros disponibilizados, que variam consoante as categorias presentes. O utilizador seleciona a forma de representação no canto superior direito.
8.
Como visualizo toda a informação disponível para um determinado indicador?
Cada indicador possui um período de referência, em anos (ou outro período temporal), e um menu de filtros. No menu de filtros, o utilizador poderá escolher a localização e as categorias, consoante a informação que pretende visualizar.
9.
Como efetuo o download da informação?
A seguir à ficha de indicador, metadados e dados, encontra-se disponível um link “Descarregar folha de cálculo”, que permite efetuar o download da informação para uma folha excel.
10.
Como entro em contacto com a equipa do OBSERVE para efetuar sugestões?
Pode escrever alguma sugestão e/ou comentário no separador Participação, estando disponível um formulário de contacto.
11.
Qual a periodicidade de actualização do OBSERVE?
Para os indicadores cujos dados são recolhidos de forma automatizada, através de API, a atualização destes é a atualização da fonte. Para os indicadores do tipo manual a atualização destes tenderá a ser feita com periodicidade semelhante à fonte principal.
12.
Qual o número de indicadores disponíveis?
O número de indicadores disponíveis é de mais de seis dezenas, sendo que este número pode aumentar, uma vez que a criação de novos indicadores poderá ocorrer sempre que oportuno.
13.
O que são indicadores compostos?
São referenciados como indicadores compostos, os que resultam da relação entre dois indicadores já existentes.
14.
Como posso aceder a outros indicadores compostos?
No separador Participação, está disponível um formulário de contacto onde pode fazer essa solicitação.
15.
Que vantagem tenho em registar-me?
Um utilizador registado recebe a Newsletter do OBSERVE e pode ter um perfil de utilizador com o tipo de gráficos mais ajustados às suas necessidades.
16.
Em que línguas está o OBSERVE?
O OBSERVE encontra-se em língua portuguesa e em língua inglesa.
17.
A quem interessa o OBSERVE?
O OBSERVE interessa a investigadores, entidades públicas, associações empresariais, decisores, empreendedores nacionais e estrangeiros, turistas e ao cidadão comum.
18.
Como é possível aceder a um indicador que não está disponível?
Entre no separador Participação e no formulário de contacto e deixe a sua solicitação e os seus contactos, caso este indicador possa vir a ser disponibilizado será informado.