A carregar...

Introdução

 O OBservatório da SustEntabilidade da Região do AlgarVE para o turismo pretende ser um instrumento de monitorização e avaliação da sustentabilidade da região do Algarve, nomeadamente, do efeito da atividade turística. Serve de apoio à tomada de decisão numa procura de melhoria da qualidade ambiental, equidade social, eficácia económica e aumento da consciência pública e participação dos cidadãos.

O principal objetivo é fornecer indicadores de desempenho ambiental, económico, sociocultural e institucional, que se encontram disponíveis para visualização e download através da plataforma. 

A equipa do OBSERVE recolhe, organiza, sistematiza e divulga informação de diversas áreas temáticas, presentes nos pilares: Ambiente, Sociocultural, Económico e Institucional. Os dados fornecidos são provenientes de fontes oficiais (primárias), com competências de produção de informação, mas também de fontes secundárias. 

Para cada indicador, os metadados indicam a respetiva fonte primária, a fonte de recolha (secundária) e o período a que se referem os dados. Os indicadores presentes na plataforma são recolhidos de forma automatizada e manual sendo que a informação a disponibilizar ao longo do tempo será atualizada pela mesma via.

O OBSERVE tem como objetivo disponibilizar a informação tratada, sendo que os dados são produzidos por fontes específicas. O OBSERVE disponibiliza de forma gratuita a informação presente na plataforma, sem qualquer custo associado, trata-se de uma plataforma aberta de acesso livre. 

O trabalho foi desenvolvido com o apoio do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 (ALG-01-0246-FEDER-027503) entre novembro de 2017 e novembro de 2019.

Qualquer sugestão e/ou comentário pode ser endereçada à equipa do OBSERVE através do separador Participação, onde se encontra um formulário de contacto.

A plataforma do OBSERVE foi apresentada publicamente no dia 5 de dezembro de 2019, estando em constante atualização.